Visitantes do Mundo

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dia-a-Dia na Escola

Não há como mensurar o poder da gentileza. Todos nós podemos melhorar nossa vida e a vida do nosso próximo se soubermos conviver com com amabilidade e disposição para solidariedade, servir ao outro com bondade e principalmente com boa vontade.
Sinto que o projeto que abraçamos está de fato contaminando de forma positiva a todos  que estamos direta ou indiretamente envolvidos no processo de ser gentil. Há muitas formas de exercitamos a gentileza, façamos a nossa parte.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Palestra com Presidentes dos Escoteiros de Arapiraca-Al


Na manhã de hoje recebemos aqui na Escola Dr. José Tavares, os Presidentes do Grupo de Escoteiros de Arapiraca Srs. Elson e Jorge para uma palestra sobre 'Semeando Gentileza'.  uma vez que estamos desde a semana passada trabalhando com nossos alunos o tema. 'Valores. Eu e o Outro-Gentileza Gera gentileza'.
Convidamos os Chefes dos Escoteiros para essa palestra, no intuito de levar  nossos educandos a conhecerem os valores essenciais para o ser humano viver dignamente e que pretendemos resgatá-los em nosso dia-a-dia. O evento ocorreu em um clima de muita harmonia e a satisfação dos alunos foi explícita em seus olhares. Os senhores Elson e Jorge começaram sensibilizando os alunos com uma oração e posteriormente desenvolveram dinâmicas excelentes sempre focando na necessidade de ser gentil, solidário, valorizar-se e valorizar o outro, apreciar o silêncio como forma de escutar a natureza, enfatizando a necessidade e a importância dos jovens se voltarem mais para o meio ambiente, reunir-se com a família, passeios ao ar livre, disciplina e sobretudo a alegria de viver. A felicidade contagia!
Nós que fazemos a Escola José Tavares, professores, alunos, funcionários e equipe pedagógica e diretiva, agradecemos aos nossos colaboradores Elson e Jorge, presidentes dos Escoteiros de Arapiraca, pela disponibilidade e boa vontade em levar à nossa escola um tema tão importante, enriquecendo assim nosso projeto com as sementes lançadas, que essas cresçam e deem frutos.

















quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Acróstico

Gentileza gera satisfação
Educadores do Brasil essa é a sua missão
Nunca desistam, não deixem os sonhos em vão
Todo ser humano merece seu respeito e sua atenção
Iremos assim, construir uma gentil e educada nação
Levanto a todos, nossa mensagem de amor e gratidão
Esse é o chamado de Deus ao seu coração
Zele pela vida, cuide do irmão
A sua recompensa será a SALVAÇÃO!

Gil Oliveira

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

GENTILEZA POR FAVOR.





Não usem problemas; não usem pobreza; usem amor e gentileza.
Sou maluco para te amar e louco para te salvar.



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A HISTÓRIA DO PROFETA GENTILEZA


“O Profeta Gentileza ou José Agradecido” foi figura marcante no Rio de Janeiro e em algumas cidades do Brasil por onde passou.


Leia que vale a pena
Um pequeno resumo da vida de Gentileza.
O nome de “Profeta Gentileza” foi ganho porque vivia pregando o amor, a paz e jamais dizia a palavra “obrigada”, pois dizia que obrigado vinha de obrigação e preferia dizer “agradecido” e falava sempre “por gentileza”.
Ele era um empresário de transportes quando no início da década de 60 um circo pegou fogo em Niterói vitimando centenas de pessoas dois dias antes do Natal. Gentileza naquele dia disse ter ouvido “vozes” mandando largar o capitalismo e todo apego material.
O futuro profeta então pega um dos seus caminhões e parte rumo a Niterói e durante anos fez das cinzas e das marcas do incêndio no chão, uma plantação de flores.


Durante anos Gentileza passa a pregar nas barcas Rio - Niterói e deixa uma marca para sempre na cidade. Gentileza pinta mensagens de paz, amor e gentileza nas pilastras do Viaduto do Caju – o lugar mais cinza, feio e sem vida da cidade. Avenida do cemitério até a Rodoviária fica com seus dizeres marcantes pintados em preto, verde, amarelo num fundo branco. As mensagens são pintadas no alto para serem lidas pelas pessoas mais humildes que chagam de ônibus da baixada e de Niterói.
Muitos estranham a forma singular de sua escrita e não entendem até hoje, mas ele escrevia muitas palavras de forma diferente. Amor com um R era amor material Amor com três R era um R do P.ai, um R do filho e um R do Espírito Santo

Gentileza vai pintando as dezenas de pilastras da avenida e acaba por promover uma das maiores intervenções urbanas de arte na cidade do Rio de Janeiro.
Um certo dia as “autoridades” mandam cobrir todo o trabalho de Gentileza com tinta cinza.
Só aí então as pessoas acordam surpresas com a reação da sociedade, pois cada um pensava que só ele gostava de ler as mensagens de Gentileza.
Pessoas então de destaque se levantam contra a violência das autoridades de apagar o trabalho e a “Arte de Gentileza”.
- O profeta Gentileza hoje é nome da Praça da Rodoviária, bem ao lado de sua arte restaurada.
- Sua vida vira filme, livro e tese em faculdades.
- Uma ONG é criada no Rio – Rio de Gentileza.
- A Escola de Samba Grande Rio faz de Gentileza seus Enredo através das mãos de Joãozinho Trinta.
- Mas talvez a homenagem mais famosa seja a música Gentileza de Marisa Monte.
Fonte:http://www.flickr.com/photos/claudiolara/721588238/

Passe essa idéia…

terça-feira, 5 de novembro de 2013

5 de Novembro “Dia Nacional da Cultura Brasileira”


5 de Novembro “Dia Nacional da Cultura Brasileira”
A cultura brasileira é tão diversa que não se pode falar dela em apenas um dia. Apesar disso, hoje foi escolhido para festejarmos as manifestações culturais de norte a sul e de leste a oeste.


VALORES - EU E O OUTRO


ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ TAVARES - PROJETO – VALORES: EU E O OUTRO - GENTILEZA GERA GENTILEZA
OBJETIVO:
Fazer observações sobre a nossa realidade e estimular através de trabalhos, diálogos com nossos alunos, palestras com profissionais voltados ao tema, posturas necessárias para a preservação de bons relacionamentos no nosso dia-a-dia escolar e na sociedade em que estamos inseridos.
PESSOAS ENVOLVIDAS:
Diretores, Coordenadoras, Professores, Alunos e Pessoal de Apoio.
PROPOSTA:
Professores de todas as disciplinas trabalharem a obra e a vida do Profeta Gentileza, a história e o legado deixado pelo mesmo.
JUSTIFICATIVA:
Resolvemos trabalhar esse tema devido à necessidade de nós que fazemos a Escola Estadual Dr. José TAVARES, Diretores, Coordenadores e Professores como também pessoal de apoio, estimular em nossos alunos uma postura mais pacificadora e solidária: a falta de gentileza em sala de aula, no horário do recreio e durante as aulas vagas. Uma simples pergunta entre os alunos, por exemplo, já é motivo para um empurrão, um palavrão, entre outras atitudes muitas vezes até mais agressivas. Infelizmente, hoje em dia, as pessoas estão entrando em contato com que o há de pior: agressões verbais e físicas. Ser gentil e educado, atualmente, é ser considerado estranho e até careta, uma vez que vivemos em um mundo cada vez mais individualista, onde a arrogância e a prepotência predominam. O ser gentil e educado está cada vez mais perdendo espaço. As pessoas estão se esquecendo de praticar pequenos gestos de gentileza: saber ouvir o outro, ter compaixão, respeitar o próximo, o meio ambiente e ser gentil. Palavras simples estão sendo esquecidas como: BOM DIA! BOA TARDE! OBRIGADO! AGRADECIDO! POR FAVOR! DESCULPE! E precisam ser resgatadas e cultivadas em casa e na escola, isso é um dever de todos.
DESENVOLVIMENTO:
  • Exposição do Projeto em todas as turmas.
  • Início da campanha NATAL SOLIDÁRIO, com premiação prevista para a turma que atingir a maior pontuação no recolhimento dos alimentos descritos, que ao final da campanha será doado para uma instituição de caridade.
  • Palestra para os alunos com profissional envolvido no projeto em destaque.
  • Ensinamento da história do Profeta Gentileza
  • Confecção de cartazes – ( 01 cartaz por turma)
  • Repasse aos professores do material a ser trabalhado com os alunos: Vídeo e letras de música voltadas ao tema, pesquisa sobre a Vida e a Obra do Profeta Gentileza.
  • Exibição do filme: (vídeo motivacional)
  • Entrega dos Certificados: Aluno Destaque e Representantes. (Coordenação).
DURAÇÃO DO PROJETO: INÍCIO (NOVEMBRO)
ENCERRAMENTO:
Culminância do Projeto com as apresentações dos alunos em 02 sábados consecutivos (Mês Dezembro)
ELABORAÇÃO DO PROJETO:
Direção, Coordenação Pedagógica e professores
                    
DIREÇÃO: ALDO BATISTA
                   JOSEFA MARQUES



EQUIPE PEDAGÓGICA:

GIL OLIVEIRA
LUCIENE PINTO
BETÂNIA LIMA



PROFESSORES ENVOLVIDOS:


 TODO CORPO DOCENTE DA ESCOLA