Visitantes do Mundo

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

As destaladeiras de fumo de Arapiraca, minha terra amada


Destalar o fumo significa retirar o veio principal da planta, que é aproveitado industrialmente. Hoje há máquinas que fazem esse serviço, mas décadas atrás era nos chamados salões de fumo que os trabalhadores rurais, principalmente mulheres, se reuniam para fazê-lo manualmente. Os movimentos das mãos, cadenciados, se repetiam por horas a fio, muitas vezes invadiam a madrugada. E a única certeza é que no dia seguinte seria tudo igual. E assim também no próximo. E no próximo.

Mas o sertanejo é, antes de tudo, um forte, escreveu Euclides da Cunha. Forte, criativo e solidário. Por meio do canto e do trabalho em mutirão, as destaladeiras de fumo de Arapiraca, em Alagoas, tornavam a lida menos dura.As letras das cantigas falam da lida, mas também têm como temas o amor, a saudade, o sofrer. Algumas são engraçadas. Umas são muito dançantes. Outras embalam como cantigas de roda ou de ninar, tanto que eram também cantadas pelas mães para suas crianças. A maior parte tem poucos versos e melodia curta, repetida muitas vezes, como um mantra. 

As mudanças que houve na agropecuária nas últimas décadas, o aumento do uso da tecnologia e a industrialização, são processos inevitáveis, é verdade. Mas a dinâmica de trabalho das mulheres com seus cantos é ainda de uma vanguarda que nenhum grande produtor, empresa ou gestor de recursos humanos teve a capacidade de compreender. Se a cultura do trabalho de mutirão, a música e a espontaneidade estivessem mais presentes na lida contemporânea não seria necessário gastar tanto tempo, dinheiro e saliva com palestras e treinamentos sobre "motivação" e "trabalho em equipe". Repetir o velho e demagógico bordão "nossa empresa é como uma família" também seria dispensável.

2 comentários:

  1. Dene aqui é sua amiga/irmã Elijane, muito orgulhosa por vc ter este blog e divulgar a cultura da nossa terra Arapiraca, a onde vivemos os momentos mais felizes da nossa vida que foi nossa infância e nossa adolescencia. Beijos e te amo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janinha, obrigada minha irmãzinha do coração, você faz parte da minha vida desde o nascimento e isso é um privilégio para poucos, agradeço a Deus a oportunidade de ter pessoas tão especiais sempre por perto, porque nossas famílias sempre e em todos os momentos estiveram e estão sempre unidas, beijo!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário