PROBLEMÁTICA Para ser considerado um cidadão crítico e participante dos problemas sociais nos dias de hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificada e sofisticada. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a formação do leitor – letrado? A Escola pode fazer acontecer o letramento , contribuindo para minimizar o número de analfabetos funcionais, tornando o aluno, um ser participante na sociedade como um todo.
JUSTIFICATIVA A preocupação com o desenvolvimento do conhecimento, justifica-se pela contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem desde a infância na formação de leitores. Num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo a leitura são mais que bem-vindos: são fundamentais”. Diante disso, o desafio é trabalhar com alunos do Ensino Fundamental e EJA o prazer da leitura ao longo de sua vida escolar. Para tanto, é viável a parceria escola e família que juntas podem acelerar o processo de letramento de nossos alunos e, despertar a paixão por diferentes portadores de leitura. O presente projeto apóia-se em quatro temas:: Fábulas; Poesia: Do Clássico ao Popular; Ziraldo (Temática) Semana Da Arte Moderna, além do desenvolvimento real, que encerra as atividades que a aluno é capaz de realizar autonomamente, existe o nível de desenvolvimento potencial, no qual se incluem as atividades que eles conseguem realizar mediante a colaboração do Corpo Docente e Coordenação Pedagógica. Entre ambas as zonas, existe uma terceira zona, chamada de desenvolvimento proximal, a qual, ele postula que é nela que o bom ensino deve incidir, desvendando os caminhos por onde o desenvolvimento e a otimização da aprendizagem podem seguir.
OBJETIVO GERAL
•Integrar a escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o gosto, prazer e interesse pela leitura por meio da realização do Projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Envolver os alunos nas práticas de leitura;
•Colocar o aluno em contato com variados livros;
•Desenvolver a linguagem verbal do aluno;
•Motivar o aluno a querer ler;
•Desenvolver a paixão por livros;
•Promover a aproximação aluno, escola e família;
•Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler;
METODOLOGIA As atividades serão feitas em sala de aula, a partir da leitura de um tipo de texto a cada semana/ aula e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala.
A leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos, , poesias, contos, músicas, versos de cordel, Fábulas, etc.
RECURSOS
Humano
livros
textos diversos
músicas
som
TV
papel diversos
CD
DVD
caracterização de personagem (7º ano 'b" Drácula)
Pesquisas na Internet
Sala de Leitura
DURAÇÃO 02 de Janeiro a 01 de Fevereiro
AVALIAÇÃO Será feita por meio de acompanhamento dos professores que juntamente com a coordenação pedagógica da escola fará discussões para adequar o projeto às necessidades geradas e, ao termino da duração prevista para a aplicação do projeto, haverá uma avaliação geral com a realização da culminância
REFERÊNCIAS
NOVA Escola. A revista de quem educa. Edição Especial LEITURA. Nº18. Abril, 2008.
RIBEIRO, Vera Masagão. Ensinar ou Aprender? Emília Ferreiro . 2. ed. Campinas, SP: Papirus,1999.
Gil OLiveira
Visitantes do Mundo
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Projeto 'Viajando Pela Leitura' UMA BUSCA PELO PRAZER DE LER
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