Visitantes do Mundo

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

VIDA RIMA COM POESIA

HOMENAGEM A MINHA BISAVÓ, QUE MARCOU A MINHA VIDA, MINHA DINDINHA QUERIDA.

Histórias de Umbelina

Umbelina Januária de Oliveira,
rainha das Sextas-Feiras,
reunia a meninada,
toda prosa e animada,
na frente de nossa casa e tanta história pra contar.
Contava histórias bonitas,
fazia aquela fita, era a Rainha do Lar.
Rompifero e Rompinufe e também João e Maria,
Eram tantas que agora fogem da minha memória.
Mas o melhor eu me lembro,
do aconchego tremendo, que eu sentia a escutar
Viajava em pensamento, era grande aquele momento
O bastante pra eternizar
Eu lembro com alegria, daquela turma que ia,
nas tardes para escutar
histórias de Umbelina, minha bisavó divina,
de quem estou a falar.


Gil Oliveira

6 comentários:

  1. Realmente, nos que vivemos este tempo rompemos,as nuvens e ferros e quantas vezes fomos acalentados pela aquela doce e bondosa avo.Ela conseguiu deixar na minha lembrança que um momento nao e tudo.Porem ''Ela" foi tudo em um so momento.Umbelina, para mim seras sempre poesia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van, meu irmão meu amigo, dos irmãos o que mais conviveu comigo, pois quando migrou para o sudeste eu contava 12 anos de idade, ao passou que os outros 03 irmãos foram quando eu ainda era muito pequena, tinha 04 anos e o Geilson um dos irmãos, o conheci alguns anos após o meu nascimento. Pois tinha 04 meses quando ele e os meus pais tiveram que mudar para capital paulista. Bom, esse pequeno resumo é apenas para esclarecer o forte laço que nos une, pois a distância nunca interferiu no afeto, carinho e amor. Você e eu tivemos o privilégio de desfrutar da sabedoria de nossa Bisa por mais tempo, eu então até o último instante.Isso levaremos até o momento final de nossa passagem por essa esfera terrestre. Te amo Van!

      Excluir
  2. Gil, realmente, nossas avós são referências eternas em nossas vidas. Minha avó materna, D.Mocinha, mulher forte, trabalhadora e sábia, contadora de histórias de vida; e, minha avó paterna Lindaura Lima, mulher também forte e sábia, uma verdadeira contadora de histórias, de histórias mágicas que me faziam viajar em suas palavras e entonações especiais.
    Que bom ter avós e avôs!!
    Bjs
    Rosangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Rosângela, que legado maravilhoso essas pessoas especiais nos deixaram, acredito que muito de nossos gostos e escolhas tenha a influência de nossos avôs e avós, sorte nossa ter tanta coisa boa pra recordar, beijos amiga

      Excluir
  3. grande e maravilhosa recordação,Grande Dindinha,era muito bom ficar em volta daquela CADEIRA DE BALANÇO,ouvindo suas histórias.
    Hoje em dia esses momentos mágicos não existem mais.as crianças só sabem ficar em frente ao computador até as amizades são online.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Histórias de Umbelina é apenas uma centelha do muito que ela significa em minha vida e da contribuição cultural que ela deixou, apesar de nunca ter escrito uma linha. Mas as suas histórias, as suas cantigas e o jeito de viver eu guardarei para sempre na memória.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário