Visitantes do Mundo

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ACRÓSTICO

Mais um recurso poético


Acróstico é um recurso poético em que as letras iniciais dos versos formam uma palavra ou frase na vertical. Muitas vezes os acrósticos revelam um nome próprio. os poetas populares usam muito o recurso do acróstico com o próprio nome para identificar seus textos.
Assim, indicam que os cordéis expostos em espaços públicos, como feiras, são deles.Deixo aqui dois acrósticos. Um deles pertence a um dos nossos maiores poetas populares: Patativa do Assaré.Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina,(voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Compositor, poeta e improvisador: O outro acróstico é de minha autoria, não me considero poeta, apenas gosto de refletir um pouco e escrever sobre o que penso, como me sinto, o que me inquieta ou tão somente brincar com as palavras e vê no que vai dar. Sugiro que você que está lendo esse texto faça também o seu acróstico e o publique aqui como comentário, é fácil, vamos começar?

                                                                           


Posso dizer que cantei                             
Aquilo que observei                                 
Tenho certeza que dei                              
Aprovada a relação                                
Tudo é tristeza e amargura                       
Indigência e desventura                            
Veja, leitor, quanto é dura                        
seca no meu sertão.
* ● ¸. ★ °:. *. • ○ ° ★☾ . *:. * ● ¸. ★ °:. *. • ○ ° ★☾ . *:. * ● ¸. ★ °:.
  Gosto de observar: O céu, o mar, coisas e pessoas
   Isso tem algum valor? Não sei, às vezes desconheço a mim
   Levo uma vida discreta vivendo o meu dia a dia
   Discreto é um adjetivo ou rima com poesia?
   Eu e meu mundo, eu e meus medos, quero viver numa boa
   Não quero ser levada da minha janela,
   Era o que eu queria falar, nenhum lugar é melhor.
* ● ¸. ★ °:. *. • ○ ° ★☾ . *:. * ● ¸. ★ °:. *. • ○ ° ★☾ . *:. * ● ¸. ★ °:.

5 comentários:

  1. Gosto de ESTUDAR, preferivel as Ciências Naturais
    Embora consiga entender as outras
    Não quero deixar nada passar
    Incrível como é fantástico o acontecimento das coisas
    Vamos lá, buscar conhecimento,o mundo conhecer
    Algo a mais quero dizer, que tal todos
    Ler, ler para viajar, conhecer o mundo se encantar
    Do que preciso mais?
    O que mais se deve conhecer?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sua visita e principalmente pelo acróstico, que ficou
    naturalmente lindo, mostrando assim , que embora sejas um homem do
    mundo da Física, é notória a sua aptidão e talento para Literartura,
    Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  3. Acredito que foi Leandro Gomes de Barros quem, também, inventou o acróstico. Leandro e o pai do Cordel. Foi ele quem primeiro criou o cordel em versos de sete sílabas com estrofes em sextilhas para contar uma história. Foi ele o primeiro a imprimir, divulgar e viver da venda dos seus folhetos. É o nosso patrono do Cordel. Nasceu na Paraiba, por isso o Cordel é brasileiro. Um dia começaram a roubar as suas histórias e Leandro passou a finalizar as suas histórias com a última sextilha em acróstico.

    ResponderExcluir
  4. Se alguém tiver mais informações a respeito sob re a verdadeira origem do acróstico, por favor, poste. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Como compositor de acrósticos usando exclusivamente nomes de pessoas, e temáticos, gostaria de saber se há informação de quem é o maior criador dos mesmos, em quantidade. Vide meu facebook ou xavluz@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário