Visitantes do Mundo

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ao meu avô Pedro Oliveira


A história do meu avô nada teve de extraordinário, foi um homem simples que soube com maestria transmitir o seu legado de conhecimento, honestidade e profundo afeto, sensível apesar de sua expressão austera, trazia no rosto a marca implacável do tempo e com essas marcas muita história para contar. Gostava de citar frases bíblicas, principalmente provérbios, era um leitor na mais profunda expressão da palavra, a leitura o acompanhava onde quer que fosse, sempre as voltas com um jornal, livros, revistas, bebia de todas as águas literárias. Amante da boa música fez-me crescer no berço esplêndido da música popular brasileira; nomes como Ataulfo Alves, Lupicínio Rodrigues, Nelson Gonçalves, Lamartine Babo, entre tantos outros, eram parte do seu acervo musical e teve uma influência relevante na minha vida. Desde cedo me presenteava com livros e sempre pedia para eu ler ouvindo atento cada palavra, despertando em mim o gosto pela leitura e consequentemente por músicas de qualidade, o que é raro em nossos dias (música de qualidade). 
Obrigada Pedro Oliveira, meu avô, meu pai, meu amigo, sempre serei sua fã!!         A você dedico este poema que fiz quase três meses após sua partida  uma maneira de o homenagear ao tempo em que expressava minha saudade, meu primeiro aniversário sem você!!! 


    Hoje faço 16 anos
não estou alegre nem triste
a vida passa por mim sem que eu a perceba
com seus risos e afãs
com seus sonhos e desencantos
e eu nem sonho nem me desencanto
sinto apenas o desejo de voltar a ser a menina que fui e fazê-la sorrir novamente
mas a menina não mais existe
batam palmas sorriam todos
que a menina que não sorriu em meus lábios há de chorar em meus olhos.
Quando eu era pequena meu avô dizia:
- Dorme filha!
e eu dormia.
Hoje grande lembro do meu avô e falo:
-Acorda Vô!
e meu avô dorme!

                               

2 comentários:

  1. essa sim é uma história de um homem cheio de cultura, o que deu a entender é que apesar dos tempos serem outros ele vivia de forma atual, já faleceu mais deixou um pedacinho dele pra continuar seu trabalho, vc gil... onde quer que ele esteja, estará com muito orgulho de sua neta que de uma forma mais avançada está continuando seu trabalho. ele deve está muito feliz. bjsss

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por sua visita e comentário, fique com Deus!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário