Visitantes do Mundo

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Projeto 'Viajando Pela Leitura' UMA BUSCA PELO PRAZER DE LER




  1. PROBLEMÁTICA Para ser considerado um cidadão crítico e participante dos problemas sociais nos dias de hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificada e sofisticada. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a formação do leitor – letrado? A Escola pode fazer acontecer o letramento , contribuindo para minimizar o número de analfabet
    os funcionais, tornando o aluno, um ser participante na sociedade como um todo.

    JUSTIFICATIVA A preocupação com o desenvolvimento do conhecimento, justifica-se pela contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem desde a infância na formação de leitores. Num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo a leitura são mais que bem-vindos: são fundamentais”. Diante disso, o desafio é trabalhar com alunos do Ensino Fundamental e EJA o prazer da leitura ao longo de sua vida escolar. Para tanto, é viável a parceria escola e família que juntas podem acelerar o processo de letramento de nossos alunos e, despertar a paixão por diferentes portadores de leitura. O presente projeto apóia-se em quatro temas:: Fábulas; Poesia: Do Clássico ao Popular; Ziraldo (Temática) Semana Da Arte Moderna, além do desenvolvimento real, que encerra as atividades que a aluno é capaz de realizar autonomamente, existe o nível de desenvolvimento potencial, no qual se incluem as atividades que eles conseguem realizar mediante a colaboração do Corpo Docente e Coordenação Pedagógica. Entre ambas as zonas, existe uma terceira zona, chamada de desenvolvimento proximal, a qual, ele postula que é nela que o bom ensino deve incidir, desvendando os caminhos por onde o desenvolvimento e a otimização da aprendizagem podem seguir.

    OBJETIVO GERAL
    •Integrar a escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o gosto, prazer e interesse pela leitura por meio da realização do Projeto.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    •Envolver os alunos nas práticas de leitura;
    •Colocar o aluno em contato com variados livros;
    •Desenvolver a linguagem verbal do aluno;
    •Motivar o aluno a querer ler;
    •Desenvolver a paixão por livros;
    •Promover a aproximação aluno, escola e família;
    •Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler;

    METODOLOGIA As atividades serão feitas em sala de aula, a partir da leitura de um tipo de texto a cada semana/ aula e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala.
    A leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos, , poesias, contos, músicas, versos de cordel, Fábulas, etc.

    RECURSOS
    Humano
    livros
    textos diversos
    músicas
    som
    TV
    papel diversos
    CD
    DVD
    caracterização de personagem (7º ano 'b" Drácula)
    Pesquisas na Internet
    Sala de Leitura
    DURAÇÃO 02 de Janeiro a 01 de Fevereiro

    AVALIAÇÃO Será feita por meio de acompanhamento dos professores que juntamente com a coordenação pedagógica da escola fará discussões para adequar o projeto às necessidades geradas e, ao termino da duração prevista para a aplicação do projeto, haverá uma avaliação geral com a realização da culminância

    REFERÊNCIAS
    NOVA Escola. A revista de quem educa. Edição Especial LEITURA. Nº18. Abril, 2008.

    RIBEIRO, Vera Masagão. Ensinar ou Aprender? Emília Ferreiro . 2. ed. Campinas, SP: Papirus,1999.

    Gil OLiveira

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Lembranças de Jarlan S. Souza


O passado é um barco que navega por todo o oceano e de vez em quando aporta no cais da nossa memória,.
eu vi 12 anos num poema,trazendo consigo a lembrança de um tempo muito bom, vivido entre o sonho e a esperança. Fazíamos o curso de Letras na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), e como é comum a todas as turmas, sempre há aqueles com quem mais nos identificamos e por diversos motivos. Eu tinha o meu seleto grupinho, pessoas que estavam sempre muito próximas, e entre estas pessoas havia um muito especial. Menino bonito de olhos claros e pele naturalmente bronzeada, gostava de escrever e escrevia muito bem, como sentávamos perto e já havia uma certa afinidade, ele sempre me pedia para ler os seus textos e poemas, eu ficava fascinada com a habilidade que ele tinha com as palavras e como estas fluíam de maneira leve daquela mente jovem mas tão determinada.E o tempo passava, entre trabalhos e provas, seminários, enfim, todas as obrigações acadêmicas que tínhamos que cumprir, e assim passei algum tempo sem tempo nenhum, já não lia os poemas do meu amigo com a mesma assiduidade e, um dia ele mencionou numa conversa nossa que eu não dava mais atenção ao que ele escrevia e assim lindamente fez para mim uma linda poesia, que com a permissão dele posto aqui essa recordação tão carinhosa.

                                                   À Gildene

Não me lês mais, minha leitora?
Por que deixaste-me abandonado?
Não encanto mais a ti, pastora
Árcade, com meus versos desencantados?

Suplicar? Não te suplico, apenas,
responde-me por que foges assim.
Já não sinto nas mãos os poemas.
Só tristezas, solidão, olha pra mim.

Oh, o paradoxo barroco me acertou.
De árcade, nada, somente tentativas
furtivas de ser simples, de pastor.
Vestir-me e buscar palavras fugitivas.

Vê, não me entendo, é romântico,
É árcade, é barroco, cada verso
Um erro, a palavra, um Universo
Complexo, sem nexo semântico.

Jarlan S. Souza
03/07/2001