Visitantes do Mundo

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifestação em Arapiraca-AL

Ontem, dia 18 de junho, houve uma grande manifestação de pessoas na cidade de Arapiraca, em sua maioria estudantes universitários e secundaristas. Pessoas que decidiram sair do anonimato e juntar-se a grande nação brasileira que resolveu acordar e gritar por seus direitos. Cansados de tanta injustiça e desigualdade social , jovens estão lutando por um País melhor, haja vista a má qualidade dos serviços prioritários como Saúde, Educação e Segurança Pública. Fazemos a nossa parte, fechamos os olhos para as precárias condições e salários míseros que nos obrigam a trabalhar os três turnos para poder arcar com as necessidades básicas como alimentação e saúde. Infelizmente apesar do avanço que houve na educação, muito ainda precisa ser feito.
Senhores Governantes façam uma reflexão sobre esses momentos pelo qual nosso País atravessa. Um País que irá sediar uma" Copa do Mundo"
                                 

 Foto











sexta-feira, 14 de junho de 2013

Seminário em Alagoas Socializa Experiências do Programa Um Computador por Aluno.

Experiências exitosas das escolas alagoanas que participam do projeto UCA - Um Computador por Aluno, foram socializadas durante um Seminário que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas em Maceió. O UCA é um programa educacional usando inclusão digital como ferramenta de trabalho para contribuir e melhorar as práticas pedagógicas em sala de aula como também promover a socialização das tecnologias com os pais de alunos pertencentes a estas escolas.
Na ocasião foram compartilhadas as ações realizadas pelos docentes e gestores das nove escolas inclusas no projeto, dentre elas destaco aqui a escola a qual participo com a função de Coordenadora Pedagógica, a Escola Dr. José Tavares localizada no município de Arapiraca que teve sua participação no evento com o tema "Algumas Reflexões" brilhantemente explanado pela professora Cláudia Maria Santos Pessoa. Ela fez seu relato de experiência destacando a relevância do projeto de Inclusão Digital, sua aceitação por parte dos alunos e professores, desde o início quando da chegada dos Laptops na escola até o presente, como também destacou os as dificuldades que obstaram um uso mais frequente das pequenas maquininhas. Posto isso, convém analisar a necessidade de uma formação continuada com o UCA, para que os entraves não sejam motivos de estagnação no processo ensino/aprendizagem tão apregoados no conceito de Cultura Contemporânea. Fica aqui o meu registro, parabenizando toda a escola pelo esforço e dedicação  em especial as professoras; Cláudia Maria Santos Pessoa,Rosângela Lima,Suellane Pinheiro,Sheylla Farias,Nazaré Cabral, Aparecida Feitosa nossa formadora e nossa Diretora Luciene Pinto. Parabéns mulheres valentes e guerreiras, vocês fazem a diferença!!! 





segunda-feira, 10 de junho de 2013

Graciliano Ramos sobre a arte de escrever


"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. 

Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. 

Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

Graciliano Ramos

sexta-feira, 7 de junho de 2013

EU SÓ QUERO TE CONVIDAR A SER DIFERENTE

Seja mais um por um mundo melhor .Agradecer por tudo que você tem pode ser uma linda prova de gratidão, mas não muda a vida de ninguém. Se você não faz nada pra mudar o Mundo ele não muda, se você faz a sua parte a mudança acaba de começar por você. Se você acha que nada é problema seu, tudo bem, a escolha é sua enquanto na minha mesa há fartura, existem milhões de crianças morrendo de fome todos os dias; porque enquanto eu posso escolher entre matar minha sede com água ou suco , existem  bilhões de pessoas no mundo sem água potável; porque enquanto meus filhos tem acesso a educação de qualidade, uma grande e significativa parte do mundo é  analfabeta. Enquanto eu reclamo por ter problemas, eu sei que existem outros que realmente possuem problemas. Faça a sua parte, quem sabe um dia não sejamos maioria trabalhando arduamente por um mundo melhor.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

05 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente

EU GIL OLIVEIRA E CLAUDIA PESSOA
NOSSA EQUIPE
Nesta quarta-feira foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente na escola Dr. José Tavares, diversas atividades marcaram a programação do dia, tanto no turno matutino quanto no turno vespertino.Palestras, debates,dinâmicas com os alunos e apresentação de vídeos para sensibilização e reflexão da comunidade escolar com o objetivo de promover discussões e ações em defesa do Meio Ambiente foram realizadas.
Precisamos incitar o pensamento crítico em nossos alunos para que percebam a necessidade de alternativas que promovam a sustentabilidade.
NOSSO PÚBLICO


Eleição para diretores na escola Dr. José Tavares

O processo eleitoral para escolha de diretor geral e diretor adjunto na escola da rede estadual Dr. José Tavares registrou a participação efetiva da comunidade escolar haja vista o excelente número de participantes do pleito eleitoral que aconteceu no último dia 04 de Junho. A gestão democrática é uma importante conquista dos que fazem a educação e a função do gestor e sua respectiva escolha é um processo que deve ser fortalecido e realizado com responsabilidade. Parabéns e sucesso na administração Professores Aldo e Telma.


FORMAÇÃO PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS


 


Fotos: Gildene Oliveira

A segunda etapa da formação continuada com coordenadores pedagógicos da Educação Estadual teve como foco o resgate do papel do profissional no ambiente escolar. Realizado nesta segunda e terça-feira (27 e 28), no Hotel Jatiúca, em Maceió, o segundo momento do evento reuniu profissionais das 2ª, 4ª, 5ª, 7ª, 8ª, 10ª, 12ª, 13ª e 14ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) localizadas em Maceió, São Miguel dos Campos, Viçosa, Arapiraca, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Porto Calvo e Rio Largo.
Durante os dois dias, os coordenadores participaram de palestra sobre seu papel na escola do Século XXI e de oficinas temáticas acerca da avaliação de aprendizagem e planejamento na escola. A programação ainda propôs discussões sobre projeto político pedagógico, relações interpessoais na escola e uma socialização de experiências exitosas apresentadas por educadores presentes.
De acordo com a gerente de Formação Especial da Secretaria de Estado da Educação, Rossane Romy, a iniciativa facilitou aos profissionais a reorganização do projeto político-pedagógico, bem como a implementação das diretrizes curriculares e das práticas pedagógicas. “Os coordenadores são verdadeiros multiplicadores do conhecimento. É necessário que ele esteja sempre em formação, se atualizando de forma permanente, de todas as formas possíveis. Hoje temos a Internet como grande facilitadora, além dos materiais disponibilizados nas próprias escolas”, explica a gerente.
Mediadora da palestra sobre o papel do coordenador pedagógico na Escola do Século XXI e de duas oficinas temáticas da formação, a pedagoga do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e professora da rede estadual Flávia Monteiro enfatizou a participação dos educadores e definiu como louvável a troca de experiências entre eles.
“O coordenador é essencial na estrutura da educação, em especial da escola. É indispensável discutir suas próprias atribuições para que se possa avaliar o trabalho desenvolvido e, quando necessário, traçar novos meios de contribuir, ainda, com as atividades”, disse a pedagoga