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quarta-feira, 5 de junho de 2013

FORMAÇÃO PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS


 


Fotos: Gildene Oliveira

A segunda etapa da formação continuada com coordenadores pedagógicos da Educação Estadual teve como foco o resgate do papel do profissional no ambiente escolar. Realizado nesta segunda e terça-feira (27 e 28), no Hotel Jatiúca, em Maceió, o segundo momento do evento reuniu profissionais das 2ª, 4ª, 5ª, 7ª, 8ª, 10ª, 12ª, 13ª e 14ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) localizadas em Maceió, São Miguel dos Campos, Viçosa, Arapiraca, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Porto Calvo e Rio Largo.
Durante os dois dias, os coordenadores participaram de palestra sobre seu papel na escola do Século XXI e de oficinas temáticas acerca da avaliação de aprendizagem e planejamento na escola. A programação ainda propôs discussões sobre projeto político pedagógico, relações interpessoais na escola e uma socialização de experiências exitosas apresentadas por educadores presentes.
De acordo com a gerente de Formação Especial da Secretaria de Estado da Educação, Rossane Romy, a iniciativa facilitou aos profissionais a reorganização do projeto político-pedagógico, bem como a implementação das diretrizes curriculares e das práticas pedagógicas. “Os coordenadores são verdadeiros multiplicadores do conhecimento. É necessário que ele esteja sempre em formação, se atualizando de forma permanente, de todas as formas possíveis. Hoje temos a Internet como grande facilitadora, além dos materiais disponibilizados nas próprias escolas”, explica a gerente.
Mediadora da palestra sobre o papel do coordenador pedagógico na Escola do Século XXI e de duas oficinas temáticas da formação, a pedagoga do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e professora da rede estadual Flávia Monteiro enfatizou a participação dos educadores e definiu como louvável a troca de experiências entre eles.
“O coordenador é essencial na estrutura da educação, em especial da escola. É indispensável discutir suas próprias atribuições para que se possa avaliar o trabalho desenvolvido e, quando necessário, traçar novos meios de contribuir, ainda, com as atividades”, disse a pedagoga

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